Ruhof ATP Complete®
Sistema de Monitoramento de Contaminação®


NOVO SOFTWARE DE ARMAZENAGEM E RASTREABILIDADE DE RESULTADOS (RDC 15/12)


O Ruhof ATP Complete® é um método rápido, simples e confiável para verificar a eficácia do processo de limpeza e descontaminação de todas as superfícies hospitalares, lúmens de endoscópios e instrumentos canulados, bem como a higiene das mãos.

O Ruhof ATP Complete® Sistema de Monitoramento de Contaminação detecta Adenosina Trifosfato (ATP), molécula de energia presente nas células de todos os animais, vegetais, bactérias, fungos e hifas. Diversos resíduos, particularmente sangue e bioburden, contêm grandes quantidades de ATP. Já, contaminações microbianas contêm ATP, mas em quantidades menores. Após a limpeza eficaz, todas as fontes de ATP devem estar significativamente reduzidas.

Quando o ATP é capturado pela ponta do Test® Swab e colocado em contato com o reagente especial de luciferase/luciferina no tubo do Test® Swab, é emitida uma luminosidade diretamente proporcional à quantidade de ATP presente. O Test® Swab é então colocado no equipamento do ATP Complete®, onde mede a quantidade de luminosidade gerada e exibe o nível de contaminação presente em apenas 15 segundos.

O equipamento poderá ser ligado ao computador onde a leitura é transferida para um programa de gerenciamento de base de dados a fim de avaliar os resultados. O programa pode ser usado para apresentar os dados em gráficos comparativos para análise de tendências, além de emitir relatórios.

O Ruhof ATP Complete® Sistema de Monitoramento de Contaminação é uma ferramenta valiosa para equipes de CME, responsáveis por blocos cirúrgicos, serviços de gastroenterologia, equipes de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e gerentes de serviços ambientais complementarem os protocolos de higiene estabelecidos na Instituição. Trata-se de uma excelente ferramenta que pode ser usada para identificar áreas com problemas e fornecer evidências no cumprimento dos requisitos normativos.